Mais Notícias

Header Ads

[ Turismo ] Secretaria faz balanço das atividades e apresenta novidades

Secretaria de Turismo de Penha apresentou, durante reunião da Associação de Hotéis e Restaurantes  (Ahorepe), um balanço das principais atividades desenvolvidas do início do ano até agora, além de mostrar os novos projetos que vem desenvolvendo para fortalecer o setor turístico na cidade.
O encontro foi na tarde de 15 de abril, na Pousada Pedra da Ilha.

Larissa Andrade, Secretária de Turismo de Penha, destacou as ações desenvolvidas, como o projeto verão, com shows nas praias durante a temporada, a final regional do concurso Garota Verão, que trouxe mais de 3 mil pessoas à Praia Alegre, o Campeonato Brasileiro de Jet-ski, com projeção nacional e a Festa do Marisco, que trouxe mais de 50 mil pessoas. Larissa também  citou a passagem dos 30 jornalistas estrangeiros que estiveram na região da Costa Verde & Mar e se encantaram com Penha justamente pelas paisagens naturais. A secretária afirmou que isso abre um novo nicho de mercado para a cidade: o turismo ecológico, tanto que a secretaria desenvolve um projeto para mapear as trilhas ecológicas de Penha para depois sinalizá-las e permitir apenas visitas monitoradas por guias capacitados na própria cidade.

Uma parceria com o curso de Turismo e Hotelaria da Univali está fazendo um levantamento detalhado sobre a realidade turística de Penha, para criar um plano de desenvolvimento turístico sustentável. Este trabalho minucioso deve apontar potenciais e desafios a serem enfrentados para melhorar o atendimento ao turista e oferecer mais opções, assim aumentando os dias de visitação e movimentando hotéis, restaurantes e comércio local. Este estudo deve ser concluído em abril de 2011.

Um antigo problema da cidade, a sinalização, está com os dias contados. Larissa apresentou o projeto das novas placas de sinalização turística, nos padrões iconográficos do Ministério do Turismo. Com isso, quem visita a cidade poderá chegar mais facilmente aos locais de visitação. Além de embelezar, a sinalização tem utilidade inclusive para moradores. Este projeto, dependendo do andamento das licitações, deve estar concluído até o mês de junho, com mais de 40 placas em locais estratégicos.

As empresas associadas a Ahorepe também deram sugestões para melhorar o setor turístico, cobrando principalmente infraestrutura como calçadas e ruas, além de receptivos e novos nichos para sair do eixo temporada de verão e Parque Beto Carrero World, que mostrou muito interesse nesse fortalecimento do turismo além dos limites do parque. Larissa e a equipe da Secretaria de Turismo anotaram as sugestões e prometeram levá-las ao prefeito Evandro Eredes dos Navegantes, já que são pontos importantes e que fazem diferença, não apenas na questão turística, como na qualidade de vida de Penha.