Mais Notícias

Header Ads

[ Cidades ] Suspensão na coleta de lixo causa transtornos a moradores de Penha


Prefeitura decreta estado de emergência e deve assumir temporariamente o serviço.
População ficou a ver navios e a cidade tá virando uma mulamba.
[ Imagem: Rodrigo Knack ]



Esta semana está literalmente "um lixo" na cidade de Penha. Desde sábado, 26 de outubro, a empresa concessionária do serviço de coleta de lixo, Recicle Catarinense de Resíduos S/A, não está recolhendo os detritos, pegando moradores e comerciantes de surpresa e promovendo mais um capítulo na batalha judicial com o município.

A situação gerou muita revolta nas redes sociais e preocupação da população com o acúmulo dos detritos. O prefeito Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB) foi questionado por moradores, durante a audiência pública do Plano Municipal de Saneamento, na noite de quarta, 30. Evandro explicou que, desde 2008, a concessionária tem um contrato com o município.

No início deste ano, a empresa passou a emitir os carnês de cobrança da taxa de coleta de lixo separado do IPTU, buscando o reajuste do IGP-M desde 2008 a 31 de dezembro de 2012. Um processo judicial impediu o reajuste, orientando para que fosse aplicado apenas o reajuste sobre o ano de 2012. A empresa não aceitou a proposta, continuou prestando o serviço e o imbróglio veio se arrastando.

No sábado, após 10 meses sem solução, a empresa suspendeu a coleta de lixo em Penha, segundo o prefeito. Evandro afirmou que, na quarta, a prefeitura entrou novamente na justiça, com uma petição na Promotoria Pública e também ao juiz do caso, que prometeu uma posição.

Na quinta, 31, o município decretou situação de emergência e Evandro afirma que, temporariamente, a prefeitura deve executar o serviço, com quatro caminhões e 16 funcionários da Secretaria de Obras. Os detritos serão levados para o aterro da Recicle .

Evandro acrescenta que aguarda a decisão judicial, para ver se rompe definitivamente o contrato e o município contrata outra empresa em caráter emergencial, ou se a empresa será obrigada a prestar o serviço de coleta de lixo, pelo contrato vigente, sob pena de multas diárias. Entramos em contato com a gerência da empresa concessionária e também aguardamos as informações deles sobre o caso.