Mais Notícias

Header Ads

[ Arte ] Balneário Piçarras recebe exposição de esculturas "Diálogos Latinos"

De 17 de março a 4 de abril, esculturas, gravuras e conceitos estão
ao alcance do público no Centro Cultural, com entrada franca



O Centro Cultural de Balneário Piçarras abriu na noite de segunda-feira, 17 de março, a Exposição de Esculturas "Diálogos Latinos", promovida pela Fundação Municipal de Cultura. A exposição, que segue até o dia 4 de abril, é um evento aberto ao público de forma paralela ao I Simpósio Internacional de Escultura, promovido pelo Instituto Arxo, empresa do ramo metal mecânico com unidade em Balneário Piçarras. A vernissage de lançamento contou com a presença dos artistas, admiradores de arte e imprensa do Mercosul.


As peças expostas foram produzidas pelos 9 artistas selecionados para o simpósio e um convidado: Hugo Pagani, morador de Balneário Piçarras, assim como Eduardo Olímpio Rosa, também participante da exposição. A curadoria do evento é da Arte Educadora Silvana Maria Rebello Pereira, que expressou sua visão sobre a proposta da exposição: “Procuro investigar um ponto de equilíbrio entre o que se faz aqui em Balneário Piçarras e o que é feito em outras regiões culturais”.


Susan Correa, Secretária de Turismo e Cultura de Balneário Piçarras, destaca que a proposta da exposição é valorizar os talentos locais e aproximar a arte da população. “Estamos valorizando dois artistas do nosso município, recebendo artistas de nível internacional, que estão participando do simpósio da Arxo e trazendo a sua arte, para que a população de Balneário Piçarras tenha contato com isso, é inédito”, explica. Para Susan, essa é a proposta da Fundação Municipal de Cultura: tornar a arte popular. Lembrou que todos os eventos realizados no Centro Cultural são abertos a população, o que aproxima a arte do público.



Jorge Schröder é escultor e coordenador do simpósio na Arxo. Ele elogiou a iniciativa da empresa em mobilizar os funcionários e a estrutura da empresa em nome da arte. Acrescenta que, a partir da sua experiência em simpósios pelo mundo, propostas como essa trazem uma tendência global para Balneário Piçarras, considerando fundamental a parceria com o município em eventos como a Exposição de Esculturas Diálogos Latinos.



Jorge já pensa em novas edições dos simpósios, a cada dois anos, afirmando que possivelmente artistas de todo o mundo façam parte, já que esta primeira edição foi restrita apenas ao Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, países onde a empresa tem unidades fabris. Ele diz, ainda, que após o simpósio, as peças farão parte de uma exposição itinerante e duas delas deverão ser doadas, uma para o município de Balneário Piçarras e outra para a Universidade do Vale do Itajaí, Univali. As restantes ficarão na sede do Instituto Arxo.


Artistas locais



Eduardo Olímpio Rosa é Arte Educador, natural de Itajaí e adotou Balneário Piçarras desde muito criança. Trabalha com desenho, pintura e escultura, a partir de inspirações no surrealismo, pitadas de crítica social, política e os preconceitos da sociedade. Para ele, iniciativas de exposições como a "Diálogos Latinos" são importantes para democratizar o acesso a arte. “A partir do momento que cria-se a Fundação Cultural no município, abre-se uma oportunidade, um espaço democrático para a manifestação de toda a população da cidade que tenha interesse em manifestações artísticas e no segmento cultural”, explica. Em trabalhos futuros, Eduardo Rosa pretende unir o surrealismo ao hiperrealismo.





Pintor e escultor chileno, que vive em Balneário Piçarras há 12 anos, o artista convidado Hugo Pagani é um apaixonado pelo espaço, seus mistérios e revelações, os quais procura transmitir em suas obras: “Paralelamente as artes plásticas, eu gosto de astronomia”, destaca. Agnóstico, Hugo Pagani busca inspirações na história, mescladas com o cotidiano, o uso de materiais reciclados e as referências a química e biologia, as quais pretendem mostrar que todos somos feitos dos mesmos materiais, a “poeira das estrelas”.










Serviço:

Exposição Diálogos Latinos
De 17 de março a 4 de abril, das 8 às 12 horas e das 13:30 às 17:30 horas
Local: Centro Cultural de Balneário Piçarras - Avenida Getúlio Vargas, 1.113
Entrada Gratuita