Mais Notícias

Header Ads

[ Cidade ] Leonel Martins no programa Sala de Visitas da Rádio Pérola FM

Prefeito de Balneário Piçarras falou sobre política,
ações de governo e desafios da gestão

Texto e imagens: Rodrigo Knack

O Prefeito de Balneário Piçarras, Leonel José Martins (PSDB), participou na manhã desta sexta, 4 de julho, do programa Sala de Visitas da Rádio Pérola FM. Na transmissão ao vivo, comandada por Osmarina e Anderson Santana, Leonel contou um pouco de sua trajetória profissional, caminhos políticos e as ações de governo nesta sua gestão.

Entre as ações desenvolvidas está a entrega dos kits de uniformes escolares aos alunos da rede municipal de ensino. Na quinta-feira, 3 de julho, as Escolas do Núcleo São Brás e CEI Ivonete Silva Coradini receberam 3.500 kits, compostos de duas camisetas manga curta, uma camiseta manga longa, moletom, calça, agasalho, par de meias e tênis. No total, são mais de 7 mil kits encomendados, sendo que em janeiro serão entregues os uniformes de verão.

Para Leonel, além de uniformizar os estudantes, facilitando a identificação como integrante da rede municipal, os kits vão proporcionar economia aos pais e ainda reduz desigualdades já que, independente de condição social, todos os estudantes ficam igualmente trajados para frequentar a escola. "Todos devem ser tratados com igualdade e respeito", destacou.

Educação e saúde são, segundo o prefeito Leonel, os dois pilares atualmente da administração. Leonel anunciou que uma nova creche será construída, para atender até 180 crianças. A área está em processo de aterramento e deverá atender o Centro e o bairro Nossa Senhora da Paz, com recursos provenientes do PAR, Plano de Ações Articuladas, do Ministério da Educação. 

O prefeito destacou a construção de uma unidade do SENAI no bairro Santo Antônio, que deverá criar inicialmente 500 vagas profissionalizantes.  Leonel afirmou que aguarda o termo de convênio para encaminhar à Câmara de Vereadores o projeto de cessão da área, que tem um total de 22 mil m². O prefeito espera que esta obra esteja concluída ainda em sua gestão.

Leonel ainda acrescentou que os recursos para obras de infraestrutura, em especial no bairro Itacolomi, estão garantidos. Porém, como este ano há eleições em níveis federais e estaduais, os repasses acabam suspensos durante o período das campanhas e, por isso, as obras ficaram para o próximo ano.

Polêmicas e política


Osmarina questionou Leonel sobre as obras de dragagem da praia e toda a polêmica gerada em relação ao volume de areia depositado na orla. Leonel explicou que o projeto original previa três molhes e não dois, como foi feito pela gestão anterior. Além disso, considerou um equívoco grave o aditivo que reduziu o volume de areia, que deveria ser aproximadamente 1 milhão de metros cúbicos. A polêmica nasceu quando a empresa executora afirmou que depositou 591 mil m³ de areia e a prefeitura questionou, efetuando novas medições que indicariam em torno de 470 mil m³, sem no entanto, a alteração no preço do contrato, o que eleva o custo por m³. O caso está no Ministério da Integração Nacional.

Ainda sobre questões polêmicas, a suspensão da cobrança do IPTU e do ITBI no município também foi abordada por Leonel, afirmando que vai recorrer ao Supremo Tribunal de Justiça para buscar reverter as decisões que mantêm a suspensão sob alegação do uso do CUB para atualizar a planta de valores, o que, segundo Leonel, é descabido.

Para Leonel, as ações desencadeadas pela oposição prestam um verdadeiro desserviço ao município e, mais do que prejudicar a administração municipal, prejudicam a população de Balneário Piçarras. Leonel citou casos de vereadores que são contra todos os projetos apresentados pelo Governo Municipal, mas também até agora não apresentaram um sequer. Para o prefeito, isso é falta de comprometimento com o município, é colocar interesses puramente pessoais e partidários em detrimento da coletividade. Para Leonel, oposição é preciso ser feita com responsabilidade, não apenas para ser "contra tudo".

Perguntado se pretende disputar a reeleição, Leonel afirmou ser contrário a prática e afirmou que torce por uma renovação na polarizada política de Balneário Piçarras, com nomes novos e ideias idem. Porém, deve ser alguém comprometido com a cidade, que ouça a população e não coloque interesses partidários acima das necessidades da cidade. Martins afirmou não ter interesse em disputar reeleição, a não ser que a população demonstre este interesse em ter Leonel por mais quatro anos na administração municipal.