Em funcionamento desde o final do ano passado, a Central de Videomonitoramento recebeu investimentos de quase R$ 240 mil, através do programa Bem-te-vi, parceria entre o Governo do estado e o município. Atualmente são 10 câmeras em funcionamento na cidade, com cobertura de 360º, resolução Full HD e transmissão via fibra ótica, que permitem agilidade no monitoramento e alta definição mesmo à noite.
Essas câmeras trabalham de forma integrada, ou seja, é possível de Balneário Piçarras acessar imagens também de outras cidades e vice-versa. Na solenidade foram apresentadas imagens de Barra Velha e Navegantes, ou seja, um crime acontecido em uma cidade e que o bandido vem para a outra, é possível acompanhar e, assim, acionar as viaturas e reforços mais próximos ou efetuar bloqueios em saídas e entradas, por exemplo.
O prefeito de Balneário Piçarras agradeceu o empenho do comandante do 3º Pelotão da PM, Tenente Carlos Alberto Mafra Junior e de todos os policiais que atuam na cidade. Destacou que Balneário Piçarras é um dos municípios que mais vem investindo no videomonitoramento, pois, além das 10 câmeras já existentes, a prefeitura está licitando a compra, com recursos próprios, de mais 10 equipamentos, que deverão ser instalados em locais estratégicos.
O Secretário de Segurança, mesmo admitindo dificuldades na ampliação do efetivo, afirmou que a tecnologia ajuda muito. "Temos que avançar com ferramentas tecnológicas no combate a criminalidade, mas claro que o mais importante ainda é o fator humano", afirmou César Grubba. Acrescentou que um novo concurso público deve acontecer em breve para ampliar efetivos. O prefeito Leonel já aproveitou para solicitar mais policiais para Balneário Piçarras.
Veja a galeria de imagens completa: