O sistema de buscas Trivago apontou a cidade de Penha como o terceiro melhor destino do Brasil no quesito custo-benefício. Em Santa Catarina, a cidade sede do Beto Carrero World ficou em primeiro lugar no mesmo quesito, no estudo anual realizado pelo maior sistema de buscas de hotéis do mundo.
Comparando o preço médio dos hotéis e as avaliações por parte dos usuários, o Trivago chegou aos indicadores, que colocaram Canoa Quebrada, na Bahia, como o destino de melhor custo-benefício do Brasil, seguida por Ubatuba, no litoral de São Paulo. São Paulo, Bahia e Minas Gerais são os estados com o maior número de cidades entre as 10 melhores avaliadas. Em Santa Catarina, apenas Penha e Florianópolis constam neste ranking, estando a capital catarinense em 18º lugar.
Para o Secretário de Turismo de Penha, Arnaldo Dias, esses dados mostram que a cidade tem meios de hospedagem com qualidade e parabenizou os proprietários de hotéis e pousadas. Cleber Neumann, presidente da Associação de Hotéis, Restaurantes e Lazer de Penha (Ahorepe), considera um resultado importante, pois projeta Penha no cenário nacional como um dos principais destinos do Brasil.
Criada em 1997, a Ahorepe sempre foi pautada pelo incentivo a qualidade nos meios turísticos e participa ativamente na divulgação do destino Penha. Cleber cita como exemplo a participação da Ahorepe na BNT Mercosul, apresentando os atrativos e projetando os associados para todo o Mercosul. Para ele, o incentivo a qualidade reflete em todo o trade, devendo ser aliado ao maior parque temático da América Latina e investimentos públicos na infraestrutura. "Penha pode chegar ao topo do ranking como principal destino turístico do Brasil", completa.