Mais Notícias

Header Ads

1º Risoto de Marisco do Seu Arildo, uma festa de sabor e cultura

"Pode entrar, tá convidado!" O grupo cultural Tarrafa Elétrica realizou no sábado, 11 de novembro, o 1º Risoto de Marisco do Seu Arildo. O Instituto Federal de Santa Catarina, em Itajaí, foi o palco do projeto cultural que uniu oficinas gratuitas, teatro, música e o lendário risoto, integrante de uma música de sucesso do grupo.


 
"Seu Arildo" é avô de Evandro "Che", vocalista do grupo Tarrafa Elétrica. Morador há mais de 30 anos em Armação, Penha, o personagem principal da música, de 82 anos, brincou com a Revista Livre ao ser perguntado o que achava de ser inspiração para a música. Sem deixar de mexer o panelão recheado de risoto, Seu Arildo apenas riu e soltou: "Isso é coisa do meu neto". 


A letra da música "Seu Arildo" diz que ele fez um tacho de risoto de marisco. Neste dia, na falta do "tacho", foram vários panelões que receberam o risoto, feito em duas versões: uma com os frutos do mar e uma apenas com ingredientes vegetarianos.



Uma barca rodeada pelos integrantes de grupos culturais levou o risoto aos presentes ao embalo da música e personagens da cultura açoriana, como a Maricota e o Boi-de-mamão. A cultura, inclusive, foi o principal motivo para o evento, que buscou reviver as riquezas originárias dos colonizadores e que vinham se perdendo ao longo das gerações. 




Com o intuito de resgatar e preservar as ricas tradições açorianas que unem as várias cidades do litoral catarinense, após o almoço, apresentações teatrais das companhias Ilustríssimos Senhores e Experimentus divertiram os presentes e mostraram a importância da preservação desta cultura. 



Maricotas, bois, bernúncias, pau-de-fita, sereias e vários outros elementos fizeram parte das belas apresentações. O evento encerrou com a sempre alegre e enérgica apresentação do Grupo Cultural Tarrafa Elétrica, com seus grandes sucessos e um novo trabalho que está em fase de captação de recursos.


O evento foi realizado através de edital, com os apoios da Prefeitura Municipal de Itajaí, pela Fundação Cultural, e do IFSC. Ah, claro, não poderíamos deixar de registrar que os risotos estavam simplesmente sensacionais, muito bem temperados e com um delicioso sabor de preservação cultural. Seu Arildo, a música resume bem a alegria em poder saborear esse patrimônio gastronômico do nosso litoral, obrigado ao Grupo Cultural Tarrafa Elétrica pelo convite a esta rica experiência que deve ser repetida muitas vezes!