Mais Notícias

Header Ads

Valdir Cechinel Filho é eleito reitor da Univali



Itajaí - Valdir Cechinel Filho, vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), foi eleito, na quarta-feira, 21 de fevereiro, com 51,78% dos votos válidos, para o cargo de reitor da Universidade e presidente da Fundação Universidade do Vale do Itajaí entre 2018 e 2022. Ele substituirá o professor e advogado Mário Cesar dos Santos, que comanda a Instituição desde 2010. A cerimônia de posse será no dia 31 de março.

A eleição ocorreu por meio de voto direto em Colégio Eleitoral, que representam todos os segmentos da Universidade, além de entidades parceiras e da administração municipal das cidades onde há campus universitário, na formação dos Conselho Universitário (Consun), Conselho de Administração Superior (CAS), e Conselho Curador. Dos 144 votantes, 73 escolheram o candidato. Houveram três ausências.

Valdir Cechinel Filho é natural de Urussanga, no Sul de Santa Catarina, casado com Lenita Ceccone Cechinel e é pai de duas filhas: Camile e Milene. Ele é mestre e doutor em Química Orgânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Foi pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura da Univali durante 12 anos e, desde, 2014 ocupa o cargo de vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura na Instituição, além de ser pesquisador 1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

É também coordenador internacional da Rede Iberoamericana de Estudo e Aproveitamento Sustentável da Biodiversidade Regional de Interesse Farmacêutico (Ribiofar) e da Rede Iberoamericana de Investigação em Câncer (Ribecancer), ambas apoiadas pelo CYTED e CNPq, envolvendo 16 países e 40 Grupos de Pesquisa.

Atua, como editor associado e assessor científico para inúmeros periódicos especializados. É autor de 35 livros, capítulos de livros e de mais de 350 artigos científicos publicados em periódicos especializados nacionais e internacionais, além de 11 depósitos de patentes nacionais e internacionais.

Participa, ainda, ativamente na formação de recursos humanos com mais de 50 dissertações de mestrado e teses de doutorado orientadas. Sua intensa atuação na ciência e tecnologia permitiu que recebesse da Fapesc, em 2012, o Prêmio Caspar Stemmer de Inovação, na categoria Protagonista de Inovação.

Também foi indicado, em 2013, como finalista do Prêmio Santander-Guia do estudante, pelo projeto desenvolvido em parceria com a Indústria Farmacêutica Eurofarma e, em 2015, foi indicado como finalista na categoria Ciência e Inovação, com o projeto intitulado "Busca de novos e efetivos agentes anticâncer a partir da biodiversidade brasileira".

Com o resultado do pleito, Cechinel assume o comando da 37ª maior organização do Estado e 3ª melhor grande empresa para trabalhar em SC, segundo a Revista Amanhã. A instituição de ensino é, também, apontada como a mais sustentável da região Sul, segundo o UI GreenMetric World University Ranking 2017, e melhor universidade não-estatal de Santa Catarina segundo o Ministério da Educação (MEC), Ranking Universitário da Folha de S. Paulo (RUF) e Guia do Estudante da Editora Abril, que classifica 44 de seus cursos de graduação entre os melhores do País.

*Informações e foto: Univali