Mais Notícias

Header Ads

Dia 24 tem mutirão de limpeza "Juntos pelo Rio"

Foto: Arquivo / Revista Livre

No dia 24 de março acontece mais uma edição da ação "Juntos pelo Rio", mutirão de limpeza coordenado pela Superintendência do Porto de Itajaí, Semasa e Prefeitura de Itajaí. A ação deve mobilizar mais de 800 voluntários, sendo alusiva ao Dia Mundial da Água, comemorado dia 22, sendo também parte integrante da Itajaí Stop Over da Volvo Ocean Race. 

As equipes farão a limpeza nas margens do Rio Itajaí-Açu, em Navegantes e Itajaí, que também terá limpeza na Baía Afonso Wippel e no canal retificado do Rio Itajaí-Mirim. Também faz parte da ação o Rio Gravatá, na divisa de Navegantes e Penha. Por terra, a limpeza ocorrerá na Avenida Beira-Rio, Molhes da Barra, Praia da Atalaia e prainhas, em Itajaí.

A concentração acontece a partir das 8h na Marina Itajaí e também ao lado da Prefeitura de Navegantes. As inscrições podem ser feitas no site da prefeitura de Itajaí. É necessário preencher o cadastro e fazer o download do Termo de Adesão ao Serviço Voluntário, o qual deve ser entregue no dia do evento. Quem desejar disponibilizar embarcações para apoio a ação deve se inscrever através do e-mail juntospelorioitajai@gmail.com ou telefone (47) 3341-8065, na Gerência do Meio Ambiente da Superintendência do Porto de Itajaí. É necessário que a documentação do barco e do piloto esteja em dia, bem como seguro da embarcação. No dia do evento, os proprietários devem entregar cópia da documentação à organização. 

A organização da ação recomenda que os voluntários venham com calça, preferencialmente preta, além de sapatos fechados e, ainda, que evitem o uso de acessórios. Haverá apoio de balsas do Ferry Boat na coleta e separação dos resíduos e reposição de material dos barcos. Os resíduos não recicláveis serão destinados ao aterro e os recicláveis para cooperativas parceiras. 

Além do mutirão, as crianças e adolescentes poderão participar de oficinas de educação ambiental e musicalização, com instrumentos de material reciclado. As oficinas começam a partir das 9h na Marina Itajaí. Uma blitz educativa vai acontecer em frente à Associação Náutica de Itajaí (ANI), trazendo informações sobre prevenção e cuidados com o Aedes aegypti. Esta ação será desenvolvida pelos agentes de endemias da Secretaria de Saúde. 

Desde a primeira edição, em 2012, a ação "Juntos pelo Rio" recolheu mais de 75 toneladas de resíduos, com a participação de mais de 4 mil voluntários.