Mais Notícias

Header Ads

Bandeira Azul: Balneário Piçarras quer para a próxima temporada


Cidade tem dois anos para obter a certificação,
mas quer antecipar para a temporada 2018/2019

Foto: Rodrigo Knack / Revista Livre
A certificação internacional Bandeira Azul pode estar na praia de Balneário Piçarras já na próxima temporada. Esta é a expectativa do município, que deve efetivar o pedido ainda neste mês.

O Programa Bandeira Azul é uma certificação ambiental internacional que busca conscientizar os cidadãos para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro, além de incentivar a realização de ações educativas.

No mundo, são 4.385 praias certificadas. Destas, apenas 5 estão no Brasil: as catarinenses Lagoa do Peri, em Florianópolis e a Praia Grande de Caravelas, em Governador Celso Ramos. Em São Paulo, a Praia do Tombo, no Guarujá também é certificada, assim como a Prainha, na cidade do Rio de Janeiro e a Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, em Salvador, Bahia. Balneário Piçarras é uma das 13 cidades brasileiras a lançar a fase piloto do Programa Bandeira Azul neste ano. 

Para receber a certificação os municípios precisam cumprir 34 critérios do programa. Comitês gestores analisam e implantam as ações necessárias para o cumprimento desses critérios internacionais. De acordo com o comitê Gestor em Balneário Piçarras, dos 34 critérios exigidos, 24 estão cumpridos, 7 estão em fase de avaliação e 3 estão em fase de planejamento. A área postulante a certificação está entre a Avenida Getúlio Vargas e a Rua 2660, na área norte do município.