Mais Notícias

Header Ads

Joinville: Arte ilustra Arqueologia no Museu de Sambaqui





O Museu Arqueológico de Sambaqui, em Joinville, está ganhando novas cores em sua área externa, com painéis do artista Sandro Luzz. As pinturas são inspiradas em trabalhos de artistas e especialistas em sambaquis e integram o projeto “Arqueologia no Átrio: Implantação de Sistema de Comunicação Arqueológica no Museu”.


A expectativa é que os painéis estejam concluídos até o mês de outubro, quando o museu comemora 46 anos de história. Entre as obras estão reproduções de nomes como o artista plástico Hamilton Machado, que mostra a vista o Sambaqui Cubatão I, o rio Cubatão, o Morro do Cantagalo e outros elementos que compõem o sítio arqueológico. A pintura original foi feita há cerca de 20 anos.


Outra pintura, com efeitos tridimensionais, ilustra uma trincheira de escavação. Ainda estão previstas a reprodução de uma escavação dos anos 50, de Guilherme Tiburtius, um importante nome da pesquisa de sambaquis em Joinville.


Além dessas reproduções, devem ser preparadas pela equipe do Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville painéis bilíngues contando a evolução humana, a dispersão para a América do Sul e os hábitos desenvolvidos. A história dos sambaquis também devem fazer parte dessa linha do tempo, com exposição de artefatos líticos e reproduções em gesso de crânios dos sambaquianos.








*Fotos: Divulgação PMJ