Mais Notícias

Header Ads

Itajaí )) Regata de 65 km reuniu mais de 80 velejadores




Integrante da programação da 32ª Marejada, a primeira edição da Regata Marina Itajaí Marejada reuniu cerca de 80 velejadores, com 17 barcos disputando 6 classes em uma das maiores provas de vela oceânica de Santa Catarina.


A regata aconteceu no sábado, 6 de outubro, com largada de Jurerê, em Florianópolis e chegada na Marina Itajaí, junto ao Centreventos onde acontece a Marejada. A regata foi a sétima das nove etapas da Copa Veleiros de Oceano 2018 e final do Catarinense de Oceano.


O percurso total foi de 35 milhas náuticas, o equivalente a 65 km. Participaram barcos de Florianópolis, Itajaí, Joinville, Porto Belo e Balneário Camboriú, além de um vindo da Argentina.





Itajaí se deu bem na etapa. O barco oficial de vela do município, Itajaí Sailing Team (IST), chegou em primeiro lugar, fazendo o percurso em 4 horas, 20 minutos e 5 segundos. Com isso, o IST levou a fita azul e conquistou o título de tricampeão da competição estadual.


Comandado pelo velejador Alexandre Antonio dos Santos, um dos criadores do time, o Itajaí Sailing Team também contou, entre os integrantes, com o velejador Marcelo Gusmão Reitz, que foi representante do Brasil nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996, além do velejador convidado André Fonseca, o “Bochecha”, outro atleta olímpico.


“Itajaí está muito bem representada na vela com o nosso time. Foi muito bom chegar a cidade como tricampeões do Catarinense de Oceano. No que se refere à organização o evento foi o melhor possível", destacou Marcelo Gusmão Reitz.


Esta regata teve a organização da Marina Itajaí em parceria com o Iate Clube de Santa Catarina - Veleiros da Ilha. A grande participação foi comemorada pelos organizadores. "Acreditamos que ano que vem a procura vai ser ainda maior. Este é um evento que marca uma data no calendário náutico e uma parceria duradoura”, destacou o gerente do iate clube de Santa Catarina Veleiros da Ilha, Lucas Reis.


"A vela é uma modalidade, conforme já constatado com a própria parada da Volvo Ocean Race, que é de suma importância para a movimentação econômica, desde a infraestrutura de lazer e de apoio como turismo, compras, gastronomia, entre vários outros", afirmou a gerente comercial da Marina Itajaí, Natasha Secchi.


O Secretário de Turismo de Itajaí e presidente da Itajaí Stopover Volvo Ocean Race, Evandro Neiva, destacou que a regata marca uma nova etapa no desenvolvimento do segmento na cidade. “Itajaí possui imenso potencial náutico, com condições favoráveis ao desenvolvimento da vela, um esporte importante para envolver a cidade e promovê-la ainda mais. Por isso, estamos fazendo ações para fomentar o calendário de eventos da nossa região, além de investir em novas atrações", completou.




Os campeões da regata, por classe:


Classe ORC

1° lugar - Kiron 4
2° lugar - Absoluto

Classe IRC

1° lugar - Itajai Sailing Team
2° lugar - Katana /Portobello
3° lugar - Zeus Team

Classe C30


1° lugar - Corta Vento
2° lugar - Katana / Portobello
3° lugar - Zeus Team

Classe RGS A

1° lugar - Katana2
2° lugar - Zuriel
3° lugar - Missionário
4° lugar - Caos Calmo

Classe RGS Cruzeiro A

1° lugar - Blade Runner
2° lugar - Quival

Classe Bico de Proa

1° lugar - Marmay
2° lugar - Ogro
3° lugar - Gabriela
DNF Tangaroá 2
DNC Nereiades


Fotos: Green Multimídia