Mais Notícias

Header Ads

Balneário Piçarras )) Praias com nota máxima de balneabilidade



Pelo 56º mês consecutivo a praia de Balneário Piçarras apresentou balneabilidade própria para banho. O relatório do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) apontou, ainda, que as praias Central e do Norte obtiveram a nota 10 de limpeza.

Além de Balneário Piçarras, apenas Bombinhas e Itajaí obtiveram a nota máxima. O monitoramento analisa na região, além destas três, as praias de Barra Velha, Penha, Navegantes, Balneário Camboriú e Porto Belo. As coletas foram realizadas entre os dias 12 a 14 de novembro.

As medições analisam a presença da bactéria Escherichia Coli, presente em fezes de animais e humanos. São cinco coletas consecutivas para a obtenção dos resultados.  De acordo com Marcos Zaleski, Presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Balneário Piçarras, os bons resultados na balneabilidade são consequência de uma série de ações desenvolvidas.

Entre elas está o gerenciamento da bacia hidrográfica do Rio Piçarras, pois as atividades no rio também influenciam na praia. Além disso, mutirões periódicos de limpeza da praia e da restinga ajudam na manutenção e na conscientização da população da importância da preservação. 

O município adquiriu neste ano uma Máquina Saneadora, que faz a limpeza e também revolve a areia, de forma a retirar resíduos a até 20 cm de profundidade, além de expor as bactérias a luz solar. Ações como estas levaram o município a ser aprovado no Programa Bandeira Azul, que atesta a qualidade das praias com base em critérios internacionais.