Mais Notícias

Header Ads

Penha )) Praia Grande lança fase piloto para Bandeira Azul neste sábado


Uma das praias mais belas de Penha pode receber certificação internacional

Foto: Rodrigo Knack / Revista Livre



No sábado, 10 de novembro, acontece o lançamento oficial da "fase piloto" que candidata a Praia Grande, em Penha, a receber a certificação internacional Bandeira Azul. A solenidade é aberta a comunidade e está marcada para as 10h, com a colocação da placa indicativa da candidatura.


Durante os próximos meses a praia terá visitas periódicas dos representantes do programa, que vão acompanhar o andamento das adequações exigidas para que o local receba a certificação. 


São analisados pontos como a qualidade das águas, a preservação e a educação ambiental, a infraestrutura em termos de segurança, acessibilidade, serviços e informação aos frequentadores, entre muitos outros.


Em Penha, a Praia Grande é a primeira candidata a Bandeira Azul por possuir quatro condições exigidas pelo programa: qualidade da água, segurança, gestão e educação ambiental. A sugestão partiu do Comitê de Gestão da Orla, que busca unir a comunidade e o poder público em busca da certificação.


“Há dezenas de requisitos exigidos pela Bandeira Azul, que incluem inclusive sanitários nas praias, sinalização, coleta de lixo, lixeiras padronizadas, ordenamento do estacionamento, acessibilidade, entre outros”, explica o secretário de turismo de Penha, Arnaldo Dias. “Para a Praia Grande ganhar esse certificado, teremos que realizar essas adequações”, complementa.


No mundo existem atualmente 4.385 praias certificadas com a Bandeira Azul. No Brasil, são 7 e Santa Catarina se destaca como o estado com o maior número de praias certificadas. Esse número já vai aumentar para a temporada 2018/2019, com a aprovação de locais como a Orla Norte de Balneário Piçarras, as Praias do Estaleiro e do Estaleirinho, em Balneário Camboriú. 


De acordo com informações da Prefeitura de Penha, estão previstas, para atender aos critérios da Bandeira Azul, a instalação de banheiros químicos, chuveiro ecológico, lixeiras e placas de sinalização turística. Futuramente estão em vista as candidaturas das praias Vermelha e Bacia da Vovó para receberem a Bandeira Azul.