As tendências, perspectivas e realidades do marketing na era digital foram os destaques do Marketing Mix, promovido pela ADVB/SC no dia 18 de julho, no auditório da FIESC, em Florianópolis.



Grandes nomes do marketing e da tecnologia apresentaram em suas palestras e mentorias informações valiosas para os profissionais que buscam atualização nestes tempos em que os comportamentos dos consumidores estão mudando e a tecnologia está cada vez mais presente, promovendo verdadeiros desafios aos profissionais e empresas.


E muitas das mudanças não são futuras, já estão acontecendo: inteligência artificial, internet das coisas, novas formas de varejo e o poder de decisão cada vez mais na mão dos consumidores, através das plataformas mobile.



Essa nova realidade de consumo vem exigindo cada vez mais aperfeiçoamento por parte dos empresários e profissionais ligados às áreas comerciais, marketing e comunicação.




Hoje, o celular é a nova vitrine do varejo, os consumidores têm o poder de escolher o que querem ver e consumir e as empresas precisam saber em detalhes as preferências e perfis dos clientes. 






Para tanto, cada vez mais as empresas precisarão trabalhar com segmentações de público, pois em um mundo onde as redes sociais, sites e canais são cada vez mais amplos, atingir o cliente que se busca e, mais ainda, fazer com que este cliente consuma os produtos ou serviços, exige que as empresas busquem cada vez mais entender quem é, o que gosta e como esse cliente se comporta no mundo digital.





Além dos investimentos em novas tecnologias, uma palavra foi amplamente repetida em todas as apresentações dos profissionais durante o Marketing Mix: relacionamento.





Mais do que chatbots, e-commerces e plataformas responsivas a cada dispositivo, o relacionamento entre a empresas e o cliente foi apontado como o fator que vai diferenciar as empresas no selvagem mundo virtual. Atendimento ágil, personalizado e que resolva as necessidades dos clientes foram alguns dos pontos abordados pelos profissionais. 



A proteção dos dados dos clientes também é algo em que as empresas precisam investir, ainda mais porque as regras vão mudar e vão exigir cada vez mais atenção, pois, a partir de 2020, toda coleta de dados precisará passar pelo consentimento dos clientes e a empresa que não atentar para isso poderá ter problemas.



Além disso, a qualificação para os novos tempos deverá ser para todos os setores das empresas, de forma que o trabalho seja integrado entre o online e o offline, pois o consumidor atual não faz mais distinção entre o que é virtual e físico. 





Ou seja, uma venda que inicia em um site ou aplicativo pode terminar apenas em uma loja física e, por isso, todos os profissionais precisam estar inteirados no perfil e focados no melhor atendimento, caso contrário nem a melhor tecnologia poderá fazer com que o cliente compre da empresa.





E o futuro não está no futuro, ele já está acontecendo, o que funcionou 5 anos atrás certamente não funcionará daqui a 5 anos. As mudanças são cada vez mais rápidas e é preciso se adaptar. A tecnologia está cada vez mais presente, porém são as pessoas que vão fazer a diferença e garantir a sobrevivência das corporações no mercado.   





Os profissionais que fizeram o
Marketing Mix ADVB 2019
Clique sobre os nomes e saiba mais no site oficial do evento 


:: Rogério Siqueira
Diretor-Presidente do Beto Carrero World


:: Lucia Azevedo Bittar
Diretora de Marketing da CVC


:: Leandro Schmitz
Head de Inovação da Flex Relacionamentos Inteligentes


:: Fernando Godoy
Fundador da Gaya Hiper Group 

:: Cristiano Chaussard
Fundador da Flexy Negócios Digitais

:: Andrey Ximenez
CEO da TW Group

:: Dr. Alexandre Marquesi
Head de Marketplace da Longevity Services e Professor de Pós-Graduação da ESPM

:: Luciana Burger
Professora da ESPM, Co-fundadora da Audaka, Managing Director e Digital Influencer

:: José Anibal Ferreira
Client Solution Executive da IBM