Mais Notícias

Header Ads

Mais uma edição da Castração Social em Balneário Piçarras


Por Kukinha Kulka

Eu conversei com a Gilda da Silva, em mais um dia de castração social do Projeto Castração em Piçarras.


Ouçam a entrevista e compartilhem, para que mais pessoas possam estar nas próximas datas em nossa região, certamente divulgaremos aqui! 





Bom mesmo é ver as pessoas abraçadas com seus bichinhos, esperando com paciência a sua vez para dar uma vida com mais qualidade a eles. Tutores com mais de um animal. Donos com consciência da importância da castração.




Um projeto que eu conheço e divulgo na Revista Livre antes até de ser concretizado, quando estava na ideia e no papel da voluntária Gilda da Silva, da ONG Capvara. Gilda dedica seu tempo e sua vida aos animais abandonados pelas pessoas que acham que animal é descartável ou até sem sentimentos. 


Ela, já com anos de estrada na causa animal, sempre pra lá e pra cá ajudando um aqui e outro ali, com seu próprios recursos financeiros, teve a ideia de trazer para a região um projeto de castração social. 



Primeiro veio um container, que fica no sítio da Gilda em Balneário Piçarras, onde ela abriga mais de 80 animais na Ong Capvara.


A demanda crescente e a importância da castração para a saúde dos animais fez surgir o projeto da unidade móvel, implantado pela clínica da Veterinária Marina Dante, que abraçou a ideia ao conhecer o container na Ong Capvara. 
A proposta do projeto Castração é possibilitar a castração e pequenas cirurgias a pessoas que não podem levar seus bichinhos até a ONG na região rural de Piçarras.



O caminhão ficou em frente ao Ginásio Aurélio Solano de Macedo no dia 11 de setembro, com atendimentos a preço social. A unidade móvel está rodando por vários lugares e conseguindo números expressivos de castrações e retiradas de tumores.






O valor que é cobrado é para manter os utensílios usados e medicamentos dos procedimentos, não sendo cobrada a mão de obra e a consulta, uma boa economia para os cuidadores dos bichinhos.



Eu, que acompanho há 5 anos essa estrada delas só tenho uma palavra a dizer: parabéns e que Deus abençoe vocês. 


Sabores em prol dos bichinhos




Não posso deixar de destacar também a participação da Tias G Pet Sitter, que faz um belo trabalho de resgate de animais, mantendo-se com recursos próprios, da hospedagem de pets, de eventos e bazares que realiza e que no dia do mutirão estava servindo café e delícias como empadão e bolos (ressalto: delícias MESMO, estavam irresistíveis!), tudo revertido para os (ótimos) cuidados com as dezenas de cães e gatos que o pessoal mantêm em sua própria casa, também em Balneário Piçarras.