Mais Notícias

Header Ads

IETI: Inteligência empreendedora para pequenos empresários




A Revista Livre foi conhecer uma novidade que vai ajudar empreendedores a começar, manter e tornar os seus negócios sustentáveis.


O Instituto de Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação (IETI) surge acompanhando a necessidade de atualização e capacitação dos empreendedores aos desafios do mercado em tempos de grande concorrência e busca por diferenciação junto aos clientes.



Conversamos com o Presidente do Conselho de Gestão, Jefferson Custódio. O IETI é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), entidade do Terceiro Setor sem fins lucrativos. A atividade empreendedora é o principal foco do IETI, atendendo em especial os pequenos e médios empresários das cidades de Navegantes, Penha, Balneário Piçarras e Barra Velha.




Abertura e regularização de empresas




Os perfis de empresários atendidos, segundo Jefferson, são variados, citando como exemplos o turismo, a construção civil, comércio, gastronomia e prestação de serviços, entre outros.



Jefferson explica que o empreendedor pode encontrar no IETI uma variedade de serviços, entre eles a possibilidade de abertura gratuita de empresas, em parceria com organizações contábeis, estagiários de faculdades, que podem auxiliar no processo de abertura.


Para quem busca a regularização do empreendimento, o IETI também possui um corpo técnico de profissionais para auxiliar na adequação das empresas as normas e documentações exigidas nos municípios.




Capacitações




Presenciais ou através de plataformas digitais, os cursos que o IETI vai oferecer aos empreendedores vão ajudar a melhorar a gestão, a performance empresarial, a produtividade, entre outros. Além disso, palestras, workshops e mentorias também vão levar aos empreendedores atualizações sobre as legislações e tecnologias aliadas aos negócios.



Jefferson Custódio, presidente do Conselho de Gestão do IETI

Foto: Rodrigo Knack / Revista Livre


Consultorias



Jefferson acrescenta que o IETI também oferece consultorias aos empreendedores nas áreas contábil, fiscal e tributária, entre outras, de forma a otimizar as finanças das empresas e promover uma gestão tributária mais adequada a cada perfil de negócio.




Consultas e Certificação Digital




Através das parcerias do IETI com organizações como a Boa Vista, é possível efetuar consultas ao SPC através do instituto, com valores diferenciados. Jefferson destaca que o instituto também tem custos mais em conta para a emissão de Certificados Digitais para as empresas.




Tecnologias




O IETI está finalizando o site próprio, que segundo Jefferson, será interativo e vai oferecer as soluções do instituto de forma completa e facilitada. Porém, sistemas e tecnologias parceiros já estão à disposição dos empreendedores, entre eles a Boa Vista/SPC, Serasa/Experian, SCI Sistemas Contábeis, as plataformas de gestão integradas (CRM) Conta Azul e Omie, esta última disponibilizada de forma gratuita ao empreendedor com faturamento anual de até R$ 180 mil.


O IETI também tem para os associados plataformas para a gestão de pessoas e de scores (junto ao cadastro positivo), que pode ajudar e muito em momentos, por exemplo, de negociação para crédito junto a instituições financeiras.




Como fazer parte do IETI




O Instituto de Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação, como já explicado, não possui finalidade lucrativa e os empreendedores interessados devem se associar a entidade. Jefferson explica que basta entrar em contato através do telefone (47) 99255-2051, presencialmente na sede (Av. Antônio Joaquim Tavares, 160, Sala 2, Centro de Penha), ou através dos canais digitais Facebook, Instagram e LinkedIn.




Inteligência Empreendedora




Para Jefferson, ter sucesso é muito mais do que ter dinheiro. É ter paz, satisfação e o conhecimento dos 4 pilares fundamentais em uma empresa: os setores administrativo, financeiro, comercial/marketing e operacional. Jefferson destaca que a atenção a parte comercial e de marketing é imprescindível para que as outras áreas se tornem viáveis. São esses conhecimentos que o IETI busca transmitir ao empreendedor. "Inteligência Empreendedora é saber empreender e ter qualidade de vida", completa.