Gaturamo Verdadeiro (Euphonia violacea)
Foto: Danielle Garcia


Essa é para quem gosta de observar as lindas aves que nos brindam com suas cores e sons: acontece no domingo, 3 de novembro, o "Vem Passarinhar" em Balneário Piçarras.


Realizado pelo instituto Allouata e promovido pela Secretaria de Turismo, o evento começa às 7:30 h na Trilha do Quininho, localizado na Associação de Defesa do Meio Ambiente SelvAge Mata Atlântica, Estrada Geral Morro Alto. As atividades de observação serão em trechos de Mata Atlântica na região.


Não é necessário se inscrever previamente e a participação é gratuita. A orientação é que os interessados em observar as aves levem protetor solar, repelente, boné e água e vistam roupas leves.


O legal é que esta atividade é voltada, além da recreação, a propagação de informações científicas e ambientais. Balneário Piçarras é a terceira cidade de Santa Catarina a receber o Vem Passarinhar, que já passou por várias cidades brasileiras.


"O Vem Passarinhar reúne pessoas que já fazem observação, ornitólogos e pessoas que tenham interesse em conhecer a diversificação. Então existe uma grande troca de experiências", explica o organizador do evento, Paulo Cadallora.


Para a Secretária de Turismo, Susan Corrêa, Balneário Piçarras vem se firmando como um destino para a prática de birdwatching, o que abre uma nova possibilidade de gerar emprego e renda, além de promover a educação ambiental e conservação junto à comunidade. 



Inclusive, recentemente, foi em uma passagem pela cidade que o primeiro registro de um atobá australiano no Brasil foi feito. A ave foi captada pelo biólogo e ornitólogo Fernando Farias a cerca de 15 km da costa. De acordo com o Wikiaves, mais de 200 espécies de aves já foram catalogadas em Balneário Piçarras.


Então, se você gosta de observar estes belos animais, pegue o seu binóculo e Vem Passarinhar!